Entenda quando e como dizer não a um cliente da forma certa

O desempenho de uma empresa depende do seu relacionamento com clientes. Muitos acreditam que os consumidores sempre têm razão, mas até que ponto isso é verdade? Alguns empresários levam essa ideia ao pé da letra e acabam se metendo em maus lençóis.

Em alguns casos, você não deve se submeter às vontades dos clientes e precisa seguir o seu planejamento. Entretanto, isso é uma tarefa difícil e que requer muito cuidado.

Pensando em ajudá-lo nessa tarefa, elaboramos este post que vai mostrar para você como dizer não para um cliente e em quais casos isso é positivo para a sua gestão. Confira a seguir!

Por que dizer “não” é muito importante?
O mercado imobiliário nunca foi tão concorrido como hoje em dia. As empresas precisam apresentar produtos e soluções diferenciadas, a fim de atrair novos consumidores e expandir as fronteiras do negócio.

De qualquer forma, a disputa por clientes deve ser saudável, sempre respeitando os seus objetivos. Tentar agradá-los simplesmente para realizar uma venda nem sempre é um bom pensamento.

Imagine a seguinte situação: você recebe uma proposta para a compra de um imóvel com um valor 25% abaixo do preço de mercado. Por mais que você esteja precisando de dinheiro, é necessário pensar várias vezes antes de aceitar a ideia.

Aqueles que não tomam esse cuidado colocam em risco a obtenção de resultados positivos e os seus orçamentos financeiros, já que o valor a receber será muito menor do que o esperado.

Como dizer não a um cliente?
Alguns consumidores são insistentes e colocam muitos vendedores em situações complicadas. Portanto, é fundamental saber como dizer não. Abaixo, mostramos algumas dicas que vão ajudá-lo em sua rotina de trabalho.

Conheça os seus limites
Um profissional de sucesso é aquele que conhece as suas potencialidades e fraquezas. Com isso, ele consegue explorar os pontos positivos e melhorar os seus limites. Esse conhecimento é fundamental para analisar uma proposta e identificar até quando ela é vantajosa ou não.

Mostre outras opções
Dizer “não” parece uma atitude cruel e impensada. Entretanto, ainda é possível realizá-la e fechar uma venda.

Por exemplo: um cliente está procurando uma casa de alto luxo em um determinado bairro de sua cidade, e ele apresenta diversas características que ele deseja encontrar, como piscina e área de churrasqueira. Entretanto, você não tem um imóvel exatamente igual ao que ele procura.

Antes de tomar qualquer atitude, você deve compreender os motivos da escolha do cliente. Nessas horas, faça perguntas e entenda o pensamento dele. Em alguns casos, ele ainda não está totalmente certo para tomar a decisão e pode gostar de outro imóvel.

Assim, você pode mostrar residências similares e que se encaixam no perfil indicado. Além do mais, indique-o para outros corretores e colegas de trabalho que possam ter o que ele deseja. Essa atitude parece equivocada, mas ser transparente indica que você tem maturidade e que o seu principal objetivo é atender às expectativas do mercado.

Não tenha medo
Responder negativamente é algo que exige confiança e segurança. Quem sabe como dizer “não” demonstra coragem e controle sobre as próprias emoções, fazendo com que você ganhe credibilidade.

A rotina de trabalho de um corretor de imóveis é muito corrida. Por isso, você precisa acompanhar as novidades do mercado e utilizar o diálogo para fidelizar clientes e prestar um serviço de qualidade.

Saber como dizer “não” é apenas uma das características essenciais para o seu sucesso.