Por que ter um termo de visita é importante ao corretor de imóveis?

Um dos pontos sensíveis na relação entre corretor de imóveis e o proprietário é a prestar contas do seu serviços, principalmente quando o imóvel em questão não possui contrato de exclusividade. E quando falamos em “mostrar”, queremos dizer exatamente apresentar algo real, não apenas palavras – lembrando que por mais correto que você seja em seu método de trabalho, a confiança e credibilidade são construídas na percepção do cliente proprietário.

O Termo de Visitas é parte intrínseca da construção desta percepção. Este termo é um documento assinado pelo cliente onde ele atesta que conheceu o imóvel através de determinada imobiliária ou corretor. Além disso, o cliente também se compromete a entrar em contato com o proprietário de determinado imóvel apenas através do corretor ou imobiliária em questão. Ou seja, é um documento feito para evitar casos como apresentar um imóvel à um cliente e ele fechar o negócio direto com o proprietário.

Logo fica claro que o corretor terá direito aos seus honorários, mas ele precisará provar, perante um juiz, que teve participação decisiva na negociação. E o termo de visita de imóvel é exatamente o que ele precisará nestas situações.

O termo é assinado, em geral, no dia da visita, pode ser antes ou depois da mesma. São extremamente comuns os casos em que corretores esquecem de levar o termo para que o cliente assine o mesmo. Para evitar este tipo de situação, crie os seguintes hábitos:

• Coloque todos seus compromissos em uma agenda (preferencialmente virtual)
  • No início do dia, verifique os compromissos e já imprima todos os documentos que serão necessários.
  • Antes de sair do escritório, para qualquer compromisso, verifique quais são os próximos eventos. Pode ser que você não tenha tempo de retornar ao escritório. Logo já leve os documentos para evitar este tipo de problema.