Quanto ganha um Corretor de Imóveis?

Afinal, quanto ganha um Corretor de Imóveis? Nesse artigo nós iremos discutir sobre uma das dúvidas mais comuns sobre a profissão de Corretor de Imóveis.

Existem basicamente quatro formas de um corretor ganhar dinheiro: atuando como autônomo, trabalhando em parceria com uma imobiliária, como captador ou, ainda, como assalariado.

O corretor de imóveis autônomo

Aquele corretor que é realmente autônomo é o que trabalha por conta, que tem seu escritório próprio, capta, negocia e acompanha transação a sem a interferência ou auxílio de uma imobiliária. O máximo que costuma apresentar de ligação com outras empresas seria atuando em parceria como “eu tenho o cliente, você o imóvel”. Deste tipo de venda, surge a remuneração principal: a comissão.

O máximo de comissão possível de ser cobrada sobre uma transação por lei é de 6% do valor do imóvel, salvo exceções nas quais a lei local pode variar esse percentual.

Isso gera um valor variável que, de acordo com a frequência de vendas, pode ser muito ou pouco. Pense o seguinte: você poderá vender todos os meses um imóvel de até R$100.000; em tese um salário de 6000 por mês; você também pode vender um imóvel de R$500.000 e cada seis meses ganhar até R$30.000 por esta venda, planejando-se durante um período incerto de tempo até a próxima venda. Ainda assim, há um cenário, principalmente para os iniciantes, em que você pode passar quase um ano sem vender nada, precisando correr atrás do prejuízo

Sobre ser autônomo de verdade, tenha na sua mente que todos os custos de captação, gasolina, telefone, publicidade, são todos exclusivamente seus. Assim, se você pretende iniciar uma trajetória como autônomo tenha uma boa quantia de reserva, principalmente se estiver iniciando no mercado e não tiver clientes em carteira herdadas de um passado trabalhando em imobiliária, por exemplo.

O corretor em conjunto com a imobiliária

Uma das maneiras mais comuns e mais fáceis, por assim dizer, é de atuar no mercado imobiliário em parceria com uma imobiliária. Sendo assim, o corretor tem um volume maior de imóveis disponíveis para oferecer a um cliente que quer comprar ou alugar, pois são vários corretores juntando imóveis para alimentar a oferta da imobiliária.

Outro ponto é que a imobiliária geralmente possui um alcance maior na internet ou no reconhecimento de marca sobre a população de uma cidade, bem como mais credibilidade, característica muito mais complicada para um corretor autônomo. Logo, a quantidade de clientes que chegarão até ela tende a ser bem maior.

Você poderá atender mais e até vender. Mas, em uma mobiliária, isso vai depender muito da quantidade de corretores que trabalham com ela e dos volume de clientes de imóveis que chegou até ela.

Quanto ganha um corretor que trabalha em uma imobiliária com 100 corretores e uma média de 140 contatos interessados por mês, é muito distinto de quanto ganha um corretor que trabalha em uma empresa que tem 10 corretores e 40 contatos por mês. Pondere sobre o potencial de conversão que você terá para tomar a decisão.

Em qualquer transação imobiliária serão aplicadas as mesmas regras de comissionamento, até 6%. Mas, a imobiliária tem o diretor, o gerente, a própria imobiliária, você e o captador do imóvel. Neste processo, os 6% do corretor costumar ficar abaixo de 2%. Esta divisão varia mobiliária para imobiliária.

Em resumo, quanto ganha um corretor que trabalhe junto com a imobiliária dependerá da divisão da comissão e do quanto a imobiliária gera em captações de possíveis clientes para ele.

Corretor assalariado

Atualmente, são raros os casos de imobiliárias ou construtoras que trabalham com salário para corretor, especialmente um salário que seja relevante. Logo, a maioria quase absoluta dos casos, o corretor não tem salário, somente comissão. Nestes casos, costuma-se oferecer um comissionamento menor ao corretor, em troca da estabilidade do salário fixo.

Captador de imóveis

Independentemente se você é autônomo ou atua em parceria com a imobiliária, você poderá se beneficiar dos imóveis que você capta para a imobiliária, pois representar um imóvel é um grande trunfo no mercado imobiliário. O captador de imóveis é quem possui essa carteira de locais para venda.

Quanto ganha um corretor neste segmento depende dos acordos que a pessoa consegue realizar com os outros corretores e imobiliárias em troca da indicação.

Faça o Curso Técnico em Transações Imobiliárias e se torne um Corretor de Sucesso hoje mesmo!