Corretor de imóveis: quando e como surgiu a profissão?
A profissão de Corretor de Imóveis é relativamente antiga. Mesmo que não com o nome que é dado atualmente, pessoas já mediavam transações imobiliárias entre duas pessoas que negociavam seus imóveis. Quem mais necessitava deste tipo de serviço antigamente eram viúvas, viúvos, moribundos (pessoas prestes a morrer) ou pessoas que recebiam imóveis como herança e moradores do interior. Na Roma antiga, o Corretor era conhecido como Proxeneta, e sua remuneração conhecida como “Proxeneticum.”
Já no Brasil, os Corretores de Imóveis têm registros de 1850, quando houveram estipulações referentes aos Corretores de Imóveis registrados em um título destinado a auxiliares do Comércio, no Código Comercial Brasileiro. Entretanto, a primeira regulamentação da profissão de Corretores de Imóveis no Brasil data de 27 de Agosto de 1962, a data que marca o dia do Corretor em nosso país.
Interessante, né?! O mercado imobiliário pode ser uma área bastante lucrativa para quem é perseverante, gosta de trabalhar e tem potencial para lidar com pessoas. Assim, se você pensa em ser corretor, saiba, desde já, que são muitas vantagens proporcionadas pela carreira. É importante que você se registe do CRECI do Estado onde vai atuar, depois de, claro, fazer um bom curso de formação de Técnico em Transações Imobiliárias aqui na Escola República.