Como organizar sua carteira de clientes em 2023 e vender o ano todo

Você é corretor de imóveis e ainda não organizou sua carteira de clientes este ano?

Para garantir o melhor atendimento aos seus clientes, fechar mais negociações e aproveitar boas oportunidades, uma carteira de clientes e imóveis organizada é essencial. Nós trouxemos algumas dicas de como fazer isso, e vender o ano todo!

1. Primeiro, você deve categorizar os clientes de acordo com o estágio do funil de vendas em que estão. Por exemplo, prospects (potenciais clientes e pessoas interessadas), clientes ativos (que já fizeram negócio e tem possibilidade de fazer de novo) e clientes inativos (que pararam de ter contato com você). Com esta segmentação, você não perde tempo com clientes que não têm a intenção de fechar negócio e evita perder clientes ativos para a concorrência.
  2. Em seguida, você pode segmentar a carteira de clientes. Separe os clientes pelas suas preferências, como faixa de valor que procura investir, região de interesse, tipo de imóvel e tamanho da propriedade que busca. Assim, você direciona os imóveis disponíveis na sua carteira aos clientes certos.
  3. Depois da categorização e segmentação, é importante administrar a carteira de forma ativa. Não basta apenas cadastrar os clientes na sua base de dados, você deve mantê-la sempre atualizada, para que você saiba o andamento real de cada negociação.
  4. Com todos os passos anteriores, você consegue fazer uma limpeza na sua carteira de clientes e sabe em quais clientes apostar. Qualidade é mais importante que quantidade, certo? Por isso, identifique os clientes promissores e com maiores chances de fechar negócio. Com uma carteira mais enxuta, você consegue focar o seu atendimento nos clientes certos.
  5.
  6. Já a carteira de imóveis deve ser ampla. Quanto mais possibilidades você oferecer aos seus clientes, mais vendas irá fechar. Logo, levando em consideração alguns critérios e o seu mercado de atuação, tente captar o máximo de imóveis que conseguir. Para isso, você deve conhecer bem o perfil dos seus clientes. Então, vamos à última dica.
  7. Na carreira de corretor imobiliário, é muito importante conhecer os seus clientes e manter um bom relacionamento com eles. Se aproxime, mostre que você está interessado não apenas em vender, mas sim em realizar os desejos dele. Assim, ele se sentirá mais à vontade para te falar sobre suas necessidades e expectativas, o que te ajudará a fazer ofertas mais assertivas e, consequentemente, fechar mais negócios.

Agora que você já sabe a importância do gerenciamento da carteira de clientes e como mantê-la bem organizada é hora de investir em qualificação.

O Instituto do Corretor oferece diversos cursos de qualificação profissional para corretores de imóveis. Assim você se diferencia dos seus concorrentes e se mantém sempre atualizado. Conheça os cursos aqui e faça a sua matrícula hoje mesmo!