Mercado imobiliário no RS acompanha crescimento da economia

Porto Alegre é a capital mais verticalizada do país, pois 44% dos imóveis residenciais são apartamentos. A escassez de terrenos tem influenciado diretamente o valor dos imóveis e o mercado de luxo e alto padrão tem crescido cada vez mais na capital gaúcha. Esse mercado representou 35% das vendas de imóveis em Porto Alegre nos últimos anos. O preço médio por metro quadrado privativo de apartamentos novos nas áreas mais nobres da cidade passou de R$ 8.500 no primeiro trimestre de 2023.

Bairros com grande valorização

Como a localização é fundamental para o segmento de luxo, a dificuldade de se encontrar espaços adequados ao porte nos bairros mais desejados influencia o preço do metro quadrado. Regiões como Mont’Serrat, Bela Vista, Moinhos de Vento, Petrópolis e Praia de Belas se destacam como áreas de maior valorização e concentração de imóveis de luxo em Porto Alegre. Os condomínios fechados têm ganhado destaque ao oferecer uma combinação de luxo, segurança e comodidades para os moradores.

Em números de transações imobiliárias, a Cidade Baixa se destaca como líder. A região apresentou alta de 79%. Passou de 178 negócios em 2022 para 319 em 2023. Em seguida aparece o Moinhos de Vento. O bairro registrou salto de 177 transações em 2022 para 291 neste ano, aumento de 64%. O Partenon registrou alta de 45% nas negociações imobiliárias, com aumento de 231 para 336. Os dados são provenientes das guias de pagamento do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

Enquanto a valorização imobiliária média no Brasil foi 14% no último ano, Porto Alegre teve um desempenho acima desse patamar, com valorização de 15%.