Qual é o valor venal de um imóvel?

Uma das grandes dúvidas para quem quer vender um imóvel é estipular seu valor de negócio. Mas você sabia que a prefeitura já calculou uma média deste valor? O nome disso é valor venal, e você vai aprender as demais informações sobre esse tema, afinal, qual é o valor venal de um imóvel?

Antes de entrarmos em mais detalhes, vamos esclarecer o que seria o valor venal e como ele funciona. Bom, resumidamente, é um valor já estipulado pela prefeitura referente ao seu imóvel.

O Poder Público utiliza dados como área do terreno/edificação, o tipo do terreno, tempo de existência daquela propriedade, dentre muitos outros dados variáveis.

Esse valor fica disponível para consulta online para algumas regiões, mas na maioria dos casos é necessário ir até a prefeitura da região do imóvel, com a certidão dos dados cadastrais, um documento emitido na prefeitura ou cartório.

Outra dúvida recorrente é se o valor venal deve ser a definição para a venda de um imóvel.

E a resposta é não!

o caso, o valor venal definido através dos cálculos pela prefeitura, é apenas uma base do quanto ele vale, para você ter um auxílio melhor na hora de estipular um preço sobre o local. Existem casos onde as pessoas cobram um número inferior ou superior ao valor venal, obviamente, dependendo das necessidades do vendedor.

O valor Venal é a base de venda de partida, ao qual pode-se somar benfeitorias e até mesmo móveis planejados, esses são alguns fatores que fazem com que o valor do imóvel possa ser maior do que o sugerido pelo Valor Venal.

E em casos de se vender por um valor inferior, se dá muito na negociação final entre as partes mais por questões de necessidade do vendedor, porém, isso não influencia o valor de mercado (para investimento), pois são analisados muito pontos como região em que ele está, analisa muito área construída, região onde ele se localiza, benefícios da região e etc.

Mesmo com uma fórmula já estipulada e critérios fixos para todos os casos, é possível que o valor venal dos imóveis acabe sendo alterado com o passar do tempo. O mercado imobiliário pode sim aumentar ou diminuir o preço do imóvel, dependendo da demanda e agitação do mercado. Quando a região do imóvel acaba se tornando mais valorizada, indiretamente o seu valor venal também será afetado. Em tempos de crise, a situação não é diferente, e a tendência é a redução dos valores.

Por isso, há uma grande necessidade do mercado em contar com Peritos Avaliadores capacitados a realizar os processos de forma segura e com conhecimento.

Seja um Perito Avaliador de Imóveis e tenha essa e outras respostas necessárias na hora de vender um imóvel.

Matricule-se já em nosso curso de Perito Avaliador de Imóveis.