Você precisa saber sobre novas tecnologias no Mercado Imobiliário!

O setor imobiliário no Brasil e no mundo está progressivamente se ajustando às ferramentas e vantagens proporcionadas pela contemporaneidade. Um dos principais elementos que sustentam financeiramente esse setor é a capacidade das diversas imobiliárias e corretores de se adaptarem ao mercado em constante evolução. Entretanto, você está ciente das tecnologias envolvidas nesse processo e das vantagens que elas podem oferecer?

Quais vantagens a tecnologia fornece ao Mercado Imobiliário?

Assim como em qualquer setor influenciado pela tecnologia nos dias atuais, o objetivo é simplificar os processos envolvidos nesse meio. Por exemplo, as pessoas hoje têm acesso a aplicativos de entrega, compartilhamento de caronas, serviços de streaming e muitos outros benefícios que economizam tempo e energia.

No ramo imobiliário, não é diferente. Os recursos disponibilizados pela era digital têm o poder de simplificar várias atividades, complementar sistemas já utilizados e encurtar caminhos que demandam considerável tempo tanto do cliente quanto do corretor.

A modernização e a atualização constante em relação ao mercado são indispensáveis para as agências imobiliárias e corretores autônomos que buscam sobreviver a longo prazo. Com o auxílio da tecnologia, a busca por imóveis se torna mais fácil e ampla, naturalmente levando os clientes a se tornarem mais exigentes com relação aos detalhes e procedimentos envolvidos em todo o processo de fechamento de negócios.

A segurança é outro aspecto que merece ser considerado, destacando a digitalização de processos e a redução da margem de erro, o que promove a obtenção de dados, análises e cálculos mais precisos. Com a diminuição das tarefas manuais, falhas que ocorriam anteriormente tornam-se previsíveis e facilmente solucionáveis.

Quais são as principais ferramentas que a tecnologia dispõe para o ramo imobiliário?

Nos parágrafos acima listamos algumas das vantagens garantidas graças ao avanço da era tecnológica que podem acrescentar e muito ao ramo imobiliário, e que já são implantadas por muitos profissionais deste meio.

Mas você já sabe quais são essas ferramentas e suas funções para auxiliar os corretores?

Vamos apresentar algumas ferramentas que podem te ajudar  aumentar sua cartela de clientes e facilitar seus processos.

Realidade Virtual

A Realidade Virtual (VR), ou Virtual Reality, já está amplamente presente no mundo contemporâneo, especialmente nos jogos, nos quais promete simular de forma mais próxima a realidade de uma cena ou ação dentro da trama apresentada.

No ramo imobiliário, a situação não é muito diferente, uma vez que esse recurso permite que o cliente examine com maior detalhe o imóvel escolhido, faça alterações sem a necessidade de reformas reais e, o melhor de tudo, sem sair de casa. Com o uso de óculos de Realidade Virtual, tanto o cliente quanto o corretor economizam tempo e energia que seriam gastos com deslocamentos até o local real.

Inteligência Artificial

Se tratando de IA (ou Inteligência Artificial), podemos entrar em um universo de pontos que são beneficiados. O principal deles é a busca por um imóvel, oferecendo a melhor opção através de especificações fornecidas pelo comprador. Com a IA, os anúncios apresentados e as opções de imóveis serão muito mais certeiras para os gostos e as características que o cliente procura.

Outra tecnologia que é aprimorada com a Machine Learning, é o chatbot, ou no caso, os atendimentos virtuais. Simulando uma conversa com um atendente real, o chatbot é responsável por entender as necessidades do cliente, e assim, direcionar da melhor forma o que ele procura dentro de uma webpage.

Para o corretor a IA pode ser muito útil na hora de programar códigos, criar anúncios, textos, dentre mais um leque de opções para profissionalizar um negócio e mantê-lo o mais moderno possível.

Blockchains

De forma simplificada, os blockchains tem como o objetivo deixar as transações mais seguras e descomplicadas. Com os contratos digitais, esse sistema utiliza bases de registros e dados distribuídos e compartilhados para manter a segurança e a garantia que qualquer acordo será formalizado condizente com todas as regras impostas por ambas as partes.

Com os Blockchains, o acordo para a compra ou aluguel de um imóvel torna o acordo mais fácil, visto que as assinaturas podem ser coletadas de forma totalmente digital, sem a necessidade de se locomover. O armazenamento também é feito virtualmente, o que poupa preocupações com perdas de material físico, por exemplo.

Agora que você já conhece um pouquinho sobre as vantagens da tecnologia para o mercado imobiliário, que tal se preparar profissionalmente para lidar com essas e outras situações que este universo irá te proporcionar? Conheça mais sobre a Escola República e confira nossos cursos!